Livros

Peixe-espada de Sesimbra – A Preto e Branco

António Reis Marques é um dos grandes conhecedores da história, cultura e tradições sesimbrenses. Depois de ter publicado vários livros sobre a vila de Sesimbra, dos quais se destacam As Artes de Pesca de Sesimbra, O Clube Sesimbrense – Contributos para a Sua História, Bombeiros Voluntários de Sesimbra – Origem, Formação e Percurso e Breve História do Clube Naval de Sesimbra, apresenta-nos agora uma obra inteiramente dedicada ao peixe-espada.

Peixe-espada de Sesimbra – A Preto e Branco divide-se em dois capítulos: um dedicado ao peixe-espada branco, pescado durante muitos anos pela frota sesimbrense, primeiro junto à costa e mais tarde nos bancos de Marrocos e do Atlântico, e outro dedicado ao peixe-espada preto, cuja pesca se intensifica depois de terem cessado os acordos com o reino de Marrocos.

Em ambos os casos António Reis Marques descreve, de forma simples mas rigorosa, as características das espécies, as técnicas utilizadas na sua captura e a sua venda na lota, que primeiro era na praia e mais tarde passou para o novo edifício, no Porto de Abrigo.

É um livro recheado de pormenores que só estão ao alcance de alguém que acompanhou atentamente durante décadas o dia-a-dia de uma sociedade intimamente ligada ao mar. São estas pequenas histórias, estes detalhes únicos, que tornam a escrita de António Reis Marques tão cativante e fazem de Peixeespada de Sesimbra – a Preto e Branco um livro que se lê de uma assentada.

Ficha técnica
  Edição: Câmara Municipal de Sesimbra
   Data de Edição: Julho de 2008
   Tiragem: 1500 exemplares
  Disponível na Biblioteca Municipal

 


Pesca e Pescadores de Sesimbra

O  comportamento social, dos pescadores da vila de Sesimbra foi o ponto de partida para a concepção do livro Pesca e Pescadores de Sesimbra – Contributo para a Narrativa do Concelho, da autoria de Maria Alfreda Cruz. A sua tese de licenciatura serviu de base para a primeira edi­ção da obra, publicada em 1966.

O estudo reflecte a extrema importância que a pesca adquiriu na vila de Sesimbra, e que ainda hoje se reflecte na economia do concelho, abordando temas como a geomorfologia, o clima, a evolução humana, as técnicas de pesca e a sua evolução, as conservas, o comércio de peixe, o veraneio e o turismo.

O grande interesse que tem a actividade piscatória na vila levou à reedição e actualização da publicação, que foi apresentada no passado mês de Setembro no âmbito do aniversário da Biblioteca Municipal.
As últimas páginas são dedicadas à reprodução de fotografias da década de 60 que retratam a vivência, experiên­cias e labor dos pescadores e a vila de Sesimbra.

Ficha técnica
  Edição: Câmara Municipal de Sesimbra
  Ano de Edição: 2009
  Tiragem: 1000 exemplares
  Disponível na Biblioteca Municipal