Espadarte, o Símbolo de Sesimbra

espadarte-portigo

Nos anos 50, a pesca desportiva ao espadarte trouxe a Sesimbra pescadores de todo o mundo. A espécie tornou-se num símbolo da vila, deu nome à primeira unidade hoteleira na marginal, o Hotel Espadarte, iniciativa do empresário José Pinto Braz que veio a revelar-se o primeiro grande impulso para o desenvolvimento do turismo.

Data de 1913 o primeiro espadarte capturado em alto mar com cana e carreto, feito conseguido por Wiliam C. Boschen, nas águas de Catalina, Estados Unidos da América. Desde então, a espécie tornou-se no mais cobiçado troféu para os pescadores desportivos, e a atividade espalhou-se pelo mundo.

Em Sesimbra, a prática do Big Game Fishing, designação dada a este tipo de pesca, iniciou-se em 30 de outubro de 1954, quando Manuel Frade capturou um exemplar com 153 Kg, tornando-se no primeiro a “bater” um espadarte no Atlântico europeu. Nos anos seguintes, esta pesca foi ganhando adeptos. Entre os seus impulsionadores destaca-se Arsénio Cordeiro, médico e professor catedrático, que estudou cientificamente a espécie e elevou o potencial da vila junto das principais entidades do Big Game Fishing.

A partir da década de 50 do século XX, a falta de isco, bem como a irregularidade da pesca, fizeram com que esta prática entrasse progressivamente em declínio. Em 1957, foram somente capturados dois exemplares. A pesca ao espadarte tal como hoje a conhecemos, foi iniciada em meados da década de 90 do século XX. É efetuada por intermédio de embarcações que podem ter entre 24 e 28 metros, equipadas com modernos aparelhos eletrónicos. A caçada é composta por um cabo onde são fixados até 1150 anzóis, largados a uma profundidade compreendida entre os 120 e os 250 metros, numa extensão máxima de 110 quilómetros. É feita maioritariamente entre Portugal continental, os Açores, a Madeira e as ilhas Canárias. Cada viagem dura, em média 23 dias.