O Peixe e a Pesca no espaço público

escultura-danca-dos-espadar

A forte ligação da vila de Sesimbra e do Meco ao mar e à atividade piscatória reflete-se, desde há anos, no espaço público. No Largo de Bombaldes, o Monumento ao Pescador, datado de 1984, é uma das mais emblemáticas esculturas de homenagem aos homens do mar, e serve de cenário às comemorações do Dia do Pescador, que se assinala a 31 de maio.

Na Rotunda de Sampaio, a escultura com três espadartes em pedra, da autoria de Hans Varela e Carlos Bajouca, colocada em 2008, no âmbito do Simpósio da Pedra, que decorreu no Castelo um ano antes, também não passa despercebida a quem circula pela zona.

O mesmo se passa com a peça escultória O Homem do Leme, da autoria de Moisés Preto Paulo, que se encontra na Avenida dos Náufragos, próximo do restaurante Frango à Guia, a caminho do Porto de Abrigo.
Mais recentemente, a Praia do Moinho de Baixo, no Meco, recebeu também uma escultura criada por Carlos Bajouca, que completou o arranjo da envolvente desta zona balnear.

Em Sesimbra, no Largo da Marinha, há dois painéis de grande formato com imagens antigas que mostram como foi aquele local, ponto de encontro de pescadores.

De referir ainda a pintura alusiva à pesca em Sesimbra, de 1960, da autoria de Maria Helena Patrício Leite, que cobre a parede da Sala Polivalente da Biblioteca Municipal, e o painel de azulejo, de André Semblano, colocado em 2004 no Largo da Marinha, que retrata a lota antiga que se realizou até meados de 1970 neste mesmo largo e na praia em frente.
A influência da pesca na história de Sesimbra está ainda refletida na toponímia, existindo diversas ruas e largos associados à vida do mar.

Em 2014, a iniciativa Sesimbra é Peixe e Arte na Rua permitiu embelezar diversas portas e janelas da vila com motivos alusivos à pesca.