A Pesca

O Peixe-espada Preto é capturado a 12 milhas da costa, de forma artesanal, utilizando a técnica do Palangre de grandes profundidades, que pode ultrapassar as oitocentas ou novecentas braças (entre mil e mil e 500 metros de profundidade). Os aparelhos utilizados podem suportar um elevado número de anzóis, chegando a atingir os 10 mil. Dependendo do número de anzóis introduzidos, o aparelho ocupa uma extensão entre 6 a 12 quilómetros. A sardinha é normalmente utilizada como isco, no entanto, também se pode utilizar a sarda ou a cavala.

O isco é colocado num anzol, empatado a um fio metálico, com estrovos e uma madre de grande diâmetro. Para ser levado para o fundo são necessárias várias pedras com muito peso. A arte está identificada à superfície com bóias com bandeiras, que podem ter iluminação.

Processo de Pesca de Peixe-espada Preto em Sesimbra?

Em Sesimbra, captura desta espécie é feita de forma artesanal e tradicional, utilizado a técnica do Palangre de profundidade. Esta é uma forma de pescar, altamente seletiva (a mais seletiva) pois é uma arte de pesca passiva. No caso do Palangre utiliza-se uma “caçada” em corda e “pita” (fio de nylon) com anzóis e isco (sardinha ou cavala). Neste caso quase todo o peixe que se captura é peixe-espada preto, pois sente-se atraído pelo isco, e na generalidade dos casos é adulto, com idade para buscar alimento. O palangre consiste basicamente no esquema que abaixo se apresenta: