Ânforas do período Romano em Sesimbra

anforas

Em termos genéricos, ânforas são contentores cerâmicos  utilizados como veículo de troca na antiguidade, nomeadamente para o transporte marítimo a longas distâncias de produtos alimentares tais como vinho, azeite e preparados piscícolas. Através do seu estudo, podemos tentar reconstituir os ritmos de importação e exportação dos referidos bens à escala do mundo romano.

A intervenção arqueológica efectuada em 2009 no casco urbano mais tradicional da vila de Sesimbra permitiu a recuperação de um pequeno conjunto de fragmentos de ânfora no interior dos tanques da fábrica de transformação e conserva de pescado identificada a Sul da Avenida da Liberdade.

Datados dos séculos I a III, o seu estudo revelou dados importantes sobre este período da história da vila, sobretudo ao nível da dinâmica comercial marítima estabelecida com outras regiões do mundo romano durante o Império. Provenientes de centros produtores localizados na actual Andaluzia e nos estuários do Tejo e do Sado, seriam utilizados quer ao nível da importação de bens, como o azeite, quer ao nível da exportação dos preparados de origem piscícola, que seriam produzidos na baía.

Com excelentes condições geográficas e de navegação, a costa de Sesimbra terá, deste modo, integrado as rotas comerciais marítimas durante o período Imperial Romano, das quais os vestígios de ânfora consistem testemunho fundamental.

in Sesimbr’Acontece de abril de 2009