Arte na Rua: Vencedor da 2.ª edição

arte-rua-2-vencedor

O trabalho Histórias Perdidas de Mundos Flutuantes, da autoria de Tânia Cardoso, foi o vencedor da segunda fase do concurso Sesimbra é Peixe e Arte na Rua, que contou com a participação de 11 artistas e 22 trabalhos.

O anúncio dos resultados foi feito no dia 24 de janeiro, e contou com a presença dos participantes, do júri e do presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora, que entregou os prémios.

«Este projeto superou as minhas expectativas, não apenas pela forte adesão que suscitou junto dos artistas, mas também pela qualidade dos trabalhos, pelo que quero felicitar todos os que participaram nas duas fases do concurso», referiu o autarca, que também mostrou a sua satisfação pelas reações positivas da população, e elogiou a disponibilidade dos proprietários dos imóveis, «que agora estão mais bonitos», sublinhou.

Sentimento idêntico foi exprimido pelo presidente do júri, Aleixo Terra-da-Mota. «Este projeto conseguiu estabelecer um diálogo interessante entre o artista e a população», referiu. «Fiquei fascinado com os trabalhos».

Ausente por se encontrar a trabalhar fora do país, a vencedora esteve representada pelos seus pais, que agradeceram o prémio e saudaram a autarquia por levar por diante uma iniciativa que dá oportunidade aos artistas de mostrarem o seu talento.

O momento serviu ainda para o júri e os participantes trocarem impressões sobre o projeto e o que se poderá fazer para dar maior visibilidade ao mesmo, o que, no entender dos artistas, poderá passar pela identificação da obra e do seu autor, através de uma placa colocada em cada trabalho, ou por uma divulgação junto das Faculdades de Artes, no sentido de chamar mais artistas, e assim aumentar a qualidade geral das obras.

O sucesso desta ideia levou o júri a anunciar o lançamento da terceira fase do Sesimbra é Peixe e Arte na Rua, que deverá ser concretizado ainda no primeiro semestre de 2015, e que, para além das portas e janelas, deverá ser alargado a muros.