Tradições marítimas de Sesimbra em destaque na RTP2

hitorias-de-mar

As tradições marítimas sesimbrenses e o modo de vida das várias comunidades piscatórias da Península de Setúbal preenchem um conjunto de reportagens, intituladas Histórias de Mar, que estão a ser transmitidas pela RTP 2, aos sábados, entre as 14 e as 15 horas.

O programa é exibido ao longo de 13 semanas, e tem como objetivo valorizar as profissões do mar, promover a exploração sustentável dos recursos naturais, dar a conhecer as artes de pesca tradicionais e as espécies subvalorizadas, dando ainda relevância aos produtos e serviços associados ao mar e ao rio.

As reportagens incluem testemunhos e histórias sobre os saberes ancestrais ligados ao mar e ao rio, que cimentaram a identidade do território.

A proteção do ambiente, a Pedreira do Avelino, a Festa de Nosso Senhor Jesus das Chagas, o Clube Naval e o trabalho dos estaleiros navais sesimbrenses são outros temas abordados.

O programa Histórias de Mar resulta de uma parceria entre a Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, os municípios de Sesimbra, Setúbal e Alcochete, Clube Naval de Sesimbra, ArtesanalPesca, Mútua dos Pescadores e Autoridade Portuária de Sesimbra e Setúbal.