Semana Gastronómica da Cavala

Sesimbra recebe, de 24 de setembro a 2 de outubro, mais uma semana gastronómica, desta vez para promover a Cavala, espécie que durante muito tempo foi considerada um “peixe pobre”, e pouco utilizada na alimentação mas que hoje, devido às suas reconhecidas qualidades nutritivas – é um peixe rico em ómega 3 – textura e sabor, começa a fazer parte da ementa dos portugueses e de muitos restaurantes de referência em Portugal, que a confecionam de formas surpreendentes.

O objetivo desta primeira semana é exatamente valorizar um peixe que é pescado em abundância pela frota sesimbrense, destacar as suas caraterísticas e mostrar que pode ser transformado facilmente em pratos muito apetitosos. Para além dos pratos apresentados por duas dezenas de restaurantes do concelho, a Semana da Cavala inclui também showcooking onde serão demonstradas várias formas simples de cozinhar a cavala e degustações.

A iniciativa, integrada no projeto Sesimbra é Peixe, é organizada pela Câmara Municipal, ArtesanalPesca, Docamarinha, Docapesca e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com apoio da Entidade Regional de Turismo, Makro e Continente.

Programa

Dia 22 – Quinta, às 11h

Show Cooking e Degustação de Pratos com Cavala pela Docapesca
Makro, Palmela

Dia 23 – Sexta, às 11h

Show Cooking e Degustação de Pratos com Cavala pela Docapesca
Continente, Sesimbra

Dia 24 – Sábado, às 10h

Show Cooking e Degustação de Pratos com Cavala pela Escola Profissional Agostinho Roseta, Sesimbra
Mercado Municipal de Sesimbra
Inscrições: até 22 de setembro

Dia 25 Domingo, às 11h

Show Cooking e Degustação de Pratos com Cavala pela Docapesca
Mercado Municipal da Quinta do Conde