Sesimbra é Peixe e Arte na Rua – 4ª Edição

votacao-4

Mapa da 4ª Edição
Galeria
• Biografias e Memórias Descritivas
Resultados


Apneia

JOÃO VASCO ROBALO “MAIO”
Local: Rua Entre Muros (Arco)

Nota Biográfica
01-iconeArtista de rua e designer gráfico de Almada com mais de 10 anos de experiência. Combina o aerossol com a plasticidade dos pincéis. Inspirado pela cultura sulista e popular. Adora o mar e pratica BodySurf e Caça Submarina.

Memória Descritiva
Praticar mergulho é como entrar numa realidade paralela, num habitat que não é o nosso. É das únicas formas que temos possibilidade de voar.

Sardinha Vai e Volta

MAURO CARMELINO “SEBS” e ANA ROCHA “ANNIE”
Local: Avenida dos Náufragos (Muro do Edifício Erg)

Nota Biográfica
02-iconeNascido em 1989 na cidade de Lisboa, frequentou a Escola Artística António Arroio e licenciou-se posteriormente em Design de Comunicação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão e Portalegre. Consumidor de cultura visual procura através do seu trabalho a ligação entre o Design e a Ilustração. Assumindo-se como criativo insaciável, tudo o que observa é utilizado como imensa fonte de inspiração.

Memória Descritiva
O projeto artístico implementado consiste numa pintura que representa metaforicamente a emigração. A emigração das gentes da terra, terra esta Sesimbra.

A representação de uma embalagem de cartão com elementos gráficos da região, Cabo Espichel e elementos marítimos, juntamente com a lata de conservas significa o processo fabril e mão-de-obra que por vezes foi forçada a emigrar à procura de uma oportunidade de vida melhor. As várias sardinhas representam o êxodo em massa, através de um ponto da parede para outro. Num dos lados encontra-se a palavra Sesimbra, sob forma de código, em alfabeto marítimo.

Contudo a mensagem a retirar da pintura é que apesar de as pessoas serem forçadas a emigrar, mais tarde ou mais cedo terão de regressar a casa, às suas casas, a Sesimbra.

Bailado de Escamas

TERESA ROBALO “URSA”
Local: Rua Entre Muros (Muro após o arco)

Nota Biográfica
03-iconeDesign Gráfico, Ilustração e Grafitti são as áreas onde vivo.

Comecei a pintar com spray aos 16 anos e agora, aos 24, o amor com as paredes e a tinta mantém-se sólido. Gosto do equilíbrio, de estética, da linha preta que atravessa a mancha de cor, caminhando entre uma composição cuidada e ao mesmo tempo rude e impulsiva.

Procuro desenhos que se lêem como se fossem frases, traduzindo sentimentos e pensamentos codificados pelo coração.

Memória Descritiva
Milhares de pequenos peixes nadam em conjunto, com uma coordenação de movimentos e vibrações incrível. Deixam de ser presas fáceis para formarem uma força maior, para sobreviver, para “mover montanhas”… a união faz a força e, por vezes, também é criadora de uma enorme beleza. Gostava de pintar este bailado de escamas e explorar os reflexos da água, o brilhante movimento dos peixes, e as cores dos jardins subaquáticos.

A Noite

MILENE CARVALHO
Local: Avenida da Liberdade (Parede de entrada do refeitório da Escola Básica de Sesimbra)

Nota Biográfica
04-iconeMilene Carvalho nasceu em Sesimbra em 1989, onde atualmente reside. Formada em pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, a artista desenvolve o seu trabalho entre o desenho/pintura tradicionais e as áreas de ilustração e design.

Memória Descritiva
A noite e os seus devaneios são o conceito deste trabalho. A noite é uma constante na vida do pescador, inseparável e companheira. Ela traz-lhe a esperança de conquista, a tristeza da solidão e angústia do incerto. O pescador entrega-se à noite, entrega-se ao devaneio e aprecia o seu espetáculo, maior palco do mundo, a imaginação.

Águas Tormentas

MÁRIO SANTOS “KETAM” e RICARDO DELAUNAY “SKRAN”
Local: Rua dos Mareantes de Sesimbra (Muro do Bairro dos Pescadores)

Nota Biográfica de Ketam
05-iconeCom 31 anos de idade, o artista oriundo da Margem Sul do Tejo, Mário Santos aka Ketam como é conhecido no meio do graffiti, é um artista de rua desde dos seus 15 anos. A partir de então, tem pintado casas particulares, bem como, desenvolvido projetos e parecerias para e com várias entidades e estabelecimentos comerciais, participando também em diversos eventos. Em 2011 ficou em 2.º lugar no concurso de graffiti de Almada. Com o desenvolvimento da técnica, sentiu necessidade de procurar novas abordagens e metodologias. Nesse sentido, desde há 10 anos tem-se especializado em aerografia, com especial enfoque na pintura de murais, telas, capacetes, carros, vários acessórios de roupa, entre outros e desenvolve workshops sobre a técnica.

Nota Biográfica de Skran
Artista plástico aka Skran. Interage visualmente no espaço urbano desde 2003 através de graffiti e stencil.

Memória descritiva
Sesimbra representa o oceano na sua essência mais pura, na forma como se cuida, na forma como recebe… e estão ligados. Foi essa ligação, essa base que nos fez criar este muro. Nessa ligação existe sempre o dar e receber, o lado do respeitar e ser respeitado, das dificuldades, das histórias, das ligações, e essa história não é só feita de coisas boas, não é só feita de alegrias como também é feita de histórias de partidas, de lembranças. Dessa forma tentamos representar o lado bom dessa ligação, representando com a fauna e flora no seu auge, como também representamos as tormentas/dificuldades que muitos pescadores passaram para poder manter essa ligação com o oceano.

When the Land Meets the Sea

JOÃO DA CRUZ
Local: Avenida dos Náufragos (Muro do Edifício Erg)

Nota Biográfica
06-iconeNasceu em Sesimbra em 6 de janeiro de 1986. Em criança queria ser cowboy ou ter uma banda punk rock, mas nunca teve dinheiro para comprar um cavalo e a sua mãe não ia muito à bola com punks. Certo dia, enquanto fazia uns desenhos para a sua pseudo-banda decidiu ser artista, licenciando-se mais tarde na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa no curso de Pintura, o qual terminou em 2011. No ano seguinte fez parte do curso “Projeto Individual” no AR.CO.

Tem vários projetos coletivos, participou em várias exposições individuais e coletivas, fez uma residência artística em Lisboa, ganhou prémios e menções em pintura e tapeçaria. O seu trabalho varia entre o desenho, pintura, instalação, tapeçaria e vídeo. Ao fim ao cabo faz muita coisa e não faz nada de jeito. Vive e trabalha em Lisboa produzindo à velocidade de uma guitarra punk, com uma atitude de “cowboy”, inspirando-se no surf, skate, música, super-heróis, pessoas e sorrisos.

Memória Descritiva
O meu projeto para a nova edição pretende fazer a ligação do pescador às várias casas que alugavam para morar e que deram origem aos bairros dos pescadores.

A sereia representa todas as lendas existentes sobre o mar e a beleza do mesmo e o pescador é um homem que também vive de sonhos e de esperança.

Fish Bar

MARIA DA CONCEIÇÃO CHANOCA
Locais: Avenida dos Náufragos (Muro do estacionamento)

Nota Biográfica
07-iconeNatural de Sesimbra e casada com um pescador, proprietário, de uma embarcação que se dedica à captura de peixe-espada-preto.

A pintura em geral e os grandes pintores foram sempre um fascínio e, por esse motivo, assim que surgiu a oportunidade de aprender a pintar não hesitou.

Em 1997 inscreve-se num curso de artes decorativas, lecionado pela Professora Graciosa Guerreiro e durante 8 anos aprende várias técnicas: óleo, acrílica, vitral, loiça e tecido.

Presentemente pinta para família e amigos, restaura e pinta móveis velhos que alegram a decoração da sua própria casa.

Em Setembro de 2014 a sua obra Octopus ganhou a 1.ª edição do Passatempo Sesimbra é Peixe e Arte na Rua.

Memória descritiva
No âmbito do Sesimbra é Peixe, a pintura revela uma animação de peixes que aproveitaram um barco naufragado para fazerem disso o local de um bar. Esta animação no muro da marginal relembra o próprio naufrágio do Numância que, segundo reza a história, serviu de local de encontro para várias festas.

Emboscada aos Reis Espadas

VÂNIA VIEGAS “OLÍVIA P”
Local: Escadinha Dr. Peixoto Correia

Nota Biográfica
08-iconelÉ também conhecida por Olívia P., nasceu em 1989 e vive em Sesimbra. No ano de 2008 entra na Universidade de Évora, no curso de Artes Visuais, variante Escultura. Em 2011 participou num concurso patrocinado pela GESAMB e ganha, o 2.º lugar a título individual, com a escultura “Chuva Ácida”.

Em 2012 participou numa exposição coletiva no âmbito do “Dia das Artes”, com 4 obras e, no mesmo ano, participou na mostra de obras da Universidade de Évora na Feira de S. João.

Em 2013 participa na Coorganização e produção gráfica da exposição fotográfica “Cortiça”, de Pedro Barros, no âmbito da abertura do ano letivo 2012/2013 do Departamento de Gestão da Universidade de Évora.

Entre 2009 e 2012 participou como artista plástica na zona dedicada aos “Jovens Artistas” da Feira de S. João, em Évora.

Memória Descritiva
O título da obra é “Emboscada aos Reis Espadas”, porquê?

Porque usando o livro, de António Reis Marques, Peixe-espada de Sesimbra a preto e branco como base para este projeto, fazia sentido pôr os peixes-espadas como personagens principais e mostrar o esquema de pesca utilizado na sua captura. Reis, porque o peixe-espada sempre foi uma espécie muito rica para a vila em muitos sentidos, e porque quis criar uma ponte de ligação entre a pintura do mural e o grande amigo António Reis Marques que tão gentilmente me ofereceu o livro antes de eu ir para a universidade, escrevendo uma inspiradora dedicatória que me tem dado coragem para seguir os meus sonhos.

A minha casa

SARA TRINDADE
Local: Rua João da Luz (Fachada traseira do refeitório da Escola Básica de Sesimbra)

Nota Biográfica

09-iconeNasceu em Lisboa em Abril de 1981. Reside em Sesimbra desde 1985. Licenciou-se em Arquitetura pela Universidade Lusíada em 2004. Trabalha em Sesimbra desde então, na empresa José Carlos Trindade Arquitetura, Lda. Destaca-se especialmente na área de marketing e divulgação da empresa. Paralelamente tem estado sempre ligada a várias atividades e movimentos essencialmente os relacionados com a Paróquia do Castelo de Sesimbra. No que concerne à arte e design, desenvolve parceria com o projeto PinMe onde executa peças únicas: crachás e ímans inovadores. Participa, desde a primeira edição, no Sesimbra é Peixe e Arte na Rua.

Memória Descritiva
Para este projeto criei um padrão de azulejos com peixes que provêm da junção de 2 elementos marcantes da nossa vila: o peixe, sustento de tantas famílias, e a azulejaria, que permite que os edifícios resistam à salinidade do mar e caracterizam esteticamente a vila. Este padrão será pintado, recriando os azulejos em algumas das cores mais comuns na azulejaria, azul, amarelo e laranja.

A presença de outros elementos, tais como as flores no exterior demonstram a interatividade do interior e exterior da casa. Devido às dimensões reduzidas das habitações, algumas das tarefas e elementos de uma casa transitam para a rua como o grelhar do peixe, etc. Deste modo representei também a tradição do peixe seco no estendal, vulgarmente chamado “Cão-de-monte” ou “Cademonte”. É um peixe da classe dos tubarões que é aberto e colocado a secar envolto em sal.

Outro dos elementos representados é o típico azulejo com o nome da rua, terá o slogan da vila “Sesimbra é Peixe”.

Sesimbra como ela gosta

FREDY KLIT
Local: Avenida dos Náufragos (Sala hexagonal do Hotel do Mar)

Nota Biográfica
10-iconeJovem de Almada, é membro fundador da maior exposição de graffiti nacional a Visual Street Performance. Em 2010 criou uma loja dedicada aos graffiti, a Montana Shop Gallery. Em 2013 e 2014 foi Júri na Mostra de Graffiti de Almada. É um dos nomes com maior reconhecimento na arte urbana da margem sul e tem colaborado regularmente com a realização de trabalhos com a GAU (Galeria de Arte Urbana de Lisboa).

Memória Descritiva
Representando uma recordação de infância, o artista nesta ilustração cria uma simbiose entre elementos de carácter juvenil transportando-nos no tempo em que, em Sesimbra, o artista comeu pela primeira vez lagosta e descobriu que sofria de alergia ao mesmo marisco.