Em Sesimbra, puxamos a brasa à nossa sardinha!

sesimbra-puxa-brasa-sardinh

A pesca faz parte da história e da identidade de Sesimbra e das suas gentes. O saber dos seus pescadores, e as técnicas artesanais que foram desenvolvendo ao longo dos tempos e ainda mantém, assim como as caraterísticas do seu mar, na confluência de dois estuários – Tejo e Sado – fazem com que o pescado capturado pela frota sesimbrense apresente caraterísticas únicas, reconhecidas há séculos.

Para valorizar as tradições milenares ligadas à pesca em Sesimbra, e sobretudo o seu peixe, considerado um dos melhores do mundo, surgiu, em 2013, o projeto Sesimbra é Peixe, proposto pelo Turiforum, grupo informal de empresários da área do turismo, e promovido pela Câmara Municipal de Sesimbra, em colaboração com os agentes económicos, turísticos e culturais locais.

O objetivo foi desenvolver um produto turístico com forte ligação à história do concelho, que permitisse abordar novos públicos, atrair mais visitantes, envolver a comunidade e, sobretudo, contrariar os movimentos sazonais próprios de um destino de praia, aspeto decisivo para o desenvolvimento do tecido económico local.