Tomada de posição em defesa da pesca da sardinha

A Câmara Municipal aprovou uma tomada de posição na qual expressa a sua preocupação com as consequências económicas e sociais decorrentes da publicação do despacho n.º 2179-A/2015, de 27, de fevereiro, que veio fixar quotas para a apanha de sardinha em águas nacionais.

No documento é frisado que a fixação de limites de captura junta-se a um período de paragem prolongada da frota da arte do cerco, o que provoca a destruição de um sector que apresentou resultados positivos em 2014, e não tem em conta as suas necessidades, não o dignifica e não defende os interesses nacionais.

A autarquia lembra ainda que a pesca da sardinha é de extrema importância para o sector e para todas as atividades que estão relacionadas a atividade piscatória, reforçando que é um pilar fundamental na economia da região e do país.

Estas razões justificam um maior aprofundamento dos dados científicos e uma reanálise do processo, para que sejam defendidos os interesses da frota, sustenta o município sesimbrense, que manifesta solidariedade para com pescadores, armadores e organizações de produtores.