Mares de Sesimbra

mares-de-sesimbra

Mares de Sesimbra – HistóriaMemória e Gestão de uma Frente Marí­tima, de Luís Martins, é um li­vro que, em torno do relatório de Baldaque da Silva, A Indústria da Pesca em Sesimbra (1897), apresenta um olhar sobre a comunidade piscatória no século XIX e a atualidade.

Em 1896, os pescadores entraram em greve para exigir melhores condições de trabalho e de remuneração. A contestação atingiu um grau de importância tal, que a Marinha enviou à vila Baldaque da Silva, homem com um grande conhecimento ao nível das pescas, para que observasse os acontecimentos e os comunicasse, de modo a que se pudesse pôr fim à agitação. O Capitão-tenente e hidrógrafo não se limitou apenas a registar o que viu, mas foi mais longe e fez uma recolha pormenorizada do dia a dia da vila sesimbrense.

Desta visita, resultou o relatório, inédito, A Indústria da Pesca em Sesimbra, descoberto nos arquivos da Marinha por um grupo de investigadores que decidiu trabalhá-lo com a colaboração de especialistas em várias áreas de conhecimento. Este livro reúne os pontos de vista de cada um e relatos de pescadores locais que, segundo o arquiteto Augusto Pólvora, que assina o prefácio, resulta «num exemplo da convivência entre o conhecimento científico e o saber de uma comunidade».

A publicação apresenta ainda as 64 páginas do relatório de Baldaque da Silva, escrito em 4 de março de 1897. Mapas, gráficos e fotografias completam o livro e mostram a pesca e a profissão de pescador nos dias de ontem, hoje e amanhã.

Disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Sesimbra