Peixe-espada de Sesimbra a Preto e Branco

peixe-espada-a-preto-e-branco

António Reis Marques é um dos grandes conhecedores da história, cultura e tradições sesimbrenses. Depois de ter publicado vários livros sobre a vila de Sesimbra, dos quais se destacam As Artes de Pesca de Sesimbra, O Clube Sesimbrense – Contributos para a Sua História, Bombeiros Voluntários de Sesimbra – Origem, Formação e Percurso e Breve História do Clube Naval de Sesimbra, apresenta-nos agora uma obra inteiramente dedicada ao peixe-espada.

Peixe-espada de Sesimbra–A Preto e Branco divide-se em dois capítulos: um dedicado ao peixe-espada-branco, pescado durante muitos anos pela frota sesimbrense, primeiro junto à costa e mais tarde nos bancos de Marrocos e do Atlântico, e outro dedicado ao Peixe-espada-preto, cuja pesca se intensifica depois de terem cessado os acordos com o reino de Marrocos. Em ambos os casos António Reis Marques descreve, de forma simples mas rigorosa, as características das espécies, as técnicas utilizadas na sua captura e a sua venda na lota, que primeiro era na praia e mais tarde passou para o novo edifício, no Porto de Abrigo.

É um livro recheado de pormenores que só estão ao alcance de alguém que acompanhou atentamente durante décadas o dia-a-dia de uma sociedade intimamente ligada ao mar. São estas pequenas histórias, estes detalhes únicos, que tornam a escrita de António Reis Marques tão cativante e fazem de Peixe Espada de Sesimbra–A Preto e Branco um livro que se lê de uma assentada.

Disponível para consulta na Biblioteca Municipal de Sesimbra

P.V.P. : 5,00 €