Sesimbra é Peixe animou a vila

sesimbra-e-peixe-anima-a-vi

Visitas à lota, exposição na marginal e site dedicado ao peixe deram a conhecer projeto. Durante a época balnear, e aproveitando a presença dos milhares de turistas que visitaram Sesimbra, a Câmara Municipal dinamizou um conjunto de iniciativas relacionadas com o projeto Sesimbra é Peixe. As ações tiveram como objetivo dar a conhecer a qualidade do peixe de Sesimbra, e reforçar a sua imagem a nível nacional e internacional.

Ver o peixe acabado de ser capturado a chegar à lota, ou acompanhar a azáfama caraterística do leilão foram algumas experiências vividas pelos participantes das Visitas à Lota, desenvolvidas pela Câmara Municipal, em colaboração com a Docapesca, no âmbito da campanha Sesimbra é Peixe.

Estas visitas fazem parte de um conjunto de ações que pretendem dar a conhecer as tradições e vivências de uma terra de pescadores, como é Sesimbra.

«Quando soube da iniciativa achei-a muito interessante e confesso que não defraudou as minhas expectativas», garantiu Isabel Agostinho, que integrou o grupo da primeira visita. «Gostei das explicações sobre as artes de pesca e de ver chegar o barco com polvo, mas o que mais me agradou foi ver o peixe dentro da lota e o leilão. Foi uma tarde muito bem passada e proveitosa para mim e para a milha filha, que também gostou desta experiência», acrescentou.

Entre os participantes contavam-se cidadãos de várias nacionalidades, que elogiaram a ação e consideraram-na muito interessante para promover uma maior proximidade com o turista, ao proporcionar-lhe experiências diferentes. Mas a promoção do peixe de Sesimbra envolveu muitas outras ações. Na marginal poente esteve patente uma exposição de grande formato, em parceria com o Turifórum e empresários locais, que deu a conhecer a história da pesca em Sesimbra, as artes de pesca, espécies mais representativas ou alguns pratos confecionados com essas espécies.

Para além desta mostra, a Câmara Municipal produziu um conjunto de materiais promocionais como t-shirts, aventais, bonés e separadores, que estiveram disponíveis numa venda no Mercado Municipal de Sesimbra e podem ser adquiridos no posto de Turismo. A autarquia aproveitou este período e distribuiu aventais com a imagem do Sesimbra é peixe aos vendedores dos mercados, bonés aos assadores de peixe e posters com as principais espécies locais aos restaurantes.

As artes plásticas também deram um contributo importante à campanha. O concurso Sesimbra é peixe e Arte na Rua resultou na decoração de muitas portas e janelas da vila de Sesimbra com motivos associados às tradições marítimas. Uma das portas integrou mesmo a lista das mais bonitas do mundo, segundo o site Boredpanda. Houve também artesanato ao vivo com peças inspiradas na temática.