Fórum Mare Nostrum juntou cerca de uma centena de participantes

dia-mar-sesimbra

dia-mar-sesimbra

Cerca de uma centena de participantes, na sua maioria ligados à economia do mar, estiveram a acompanhar o Fórum Mare Nostrum, que decorreu no dia 16 de novembro, no Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra, no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar.

Na cerimónia de abertura, Francisco Jesus, presidente da Câmara Municipal, deu as boas-vindas a todos os presentes e destacou a importância do mar na vida local. «Estamos em Sesimbra a assinalar o Dia Nacional do Mar, porque este é um município que tem, desde sempre, a sua estratégia centrado na economia do mar. Falo do setor das pescas, das indústrias de transformação, das pequenas empresas que surgiram com projetos inovadores, como é o caso da venda de pescado ao domicílio ou o Cabaz do Peixe, e do turismo, com os operadores turísticos de natureza e de desporto, restauração e a marca Sesimbra é Peixe».

O autarca fez ainda questão de recordar o Conselho Municipal das Pescas, criado pelo seu antecessor, Augusto Pólvora, que pretende facilitar a articulação entre todos os agentes ligados ao setor da pesca. «Aqui conseguimos consertar posições, resolver questões e encontrar respostas envolvendo todos os que fazem parte de um setor que desde sempre consideramos ter um peso muito significativo na economia sesimbrense».

No final da sua intervenção, Francisco Jesus deixou um desafio a nível nacional a todos os presentes. «O próximo projeto será o de lançarmos mãos para a criação de uma estação náutica a nível nacional para que Sesimbra seja, efetivamente, conhecida por todas as suas caraterísticas e ligações ao mar».

Isabel Conceição, presidente da Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, parceira da Câmara na organização do evento, afirmou que «a ligação com Sesimbra sempre foi muito positiva e de sucesso», acrescentando que «já foram investidos no concelho cerca de 1, 3 milhões de euros que possibilitaram o desenvolvimento de vários projetos». A responsável pela ADREPES recordou ainda concursos e candidaturas que estão a decorrer para uma maior dinamização da economia do mar.

Abordar diversas temáticas relacionadas com o mar como financiamentos disponíveis à economia azul, turismo, aquacultura e ensino, e realçar a importância de projetos pedagógicos que dão a conhecer o mar às crianças desde o ensino pré-escolar, dos quais se destaca o Kit do Mar, no qual Sesimbra foi um concelho pioneiro, são os principais objetivos do Fórum Mare Nostrum, no qual durante o dia vão intervir especialistas e técnicos que desenvolvem a sua atividade nesta vertente.