Apresentação do Projeto Sesimbra é Peixe

apresentacao-sesimbra-e-pei

Representantes de vários setores de atividade marcaram presença na apresentação do projeto Sesimbra é Peixe, realizada no dia 9 de julho, no Auditório Conde de Ferreira.

«Temos feito muito pela promoção do concelho e das suas potencialidades, mas, faltava-nos algum acontecimento ou uma ideia fundamental para a sua afirmação. Por isso, esta ideia, para além de poder e dever ser aproveitada por todos os agentes locais, pode bem ser o fio condutor na estratégia de desenvolvimento turístico que entendemos essencial para o desenvolvimento do concelho», referiu Augusto Pólvora, presidente da Câmara Municipal.

A marca Sesimbra é Peixe, que já se encontra registada pela Câmara Municipal, é acima de tudo, um posicionamento de Sesimbra e um aproveitamento de algo genuíno que faz parte do imaginário coletivo.

«O peixe de Sesimbra continua a ser uma marca muito forte, que preserva as tradições, história e identidade locais. Por isso, cremos que esta é uma ideia estruturante para o concelho, e deverá abarcar todas as iniciativas que se desenvolvam», afirmou Mário Miguel, da empresa que desenvolveu o conceito.

A criação de uma marca que distinguisse Sesimbra e funcionasse simultaneamente como um eixo fundamental na estratégia de desenvolvimento turístico contou com o envolvimento do Turifórum, um grupo informal constituído por empresários locais, dos ramos da restauração, hotelaria e lazer, que esteve representado por Aleixo Terra-da-Mota.

«Juntámo-nos há oito anos e desde então refletimos sobre a necessidade de reforçar o nome de Sesimbra no panorama turístico. Apesar de todas as potencialidades que possuímos nesta área, sentimos que era de todo necessário criar uma marca forte e de fácil apreensão, porque não estamos a conseguir segurar o turista. Assim, decidimos entregar este assunto a profissionais, e hoje estamos aqui para vos apresentar esta ideia que a partir de agora não é do turismo mas é de todos, para que a possam desenvolver», sublinhou o membro do Turifórum.

A divulgação da marca passará, numa primeira fase, pela divulgação da imagem em outdoors. O lançamento do Cabaz do Peixe, a reabilitação do mercado do peixe, que pretende dar maior visibilidade ao pescado de Sesimbra, ou o lançamento de um site Sesimbra é Peixe são outras iniciativas associadas a este conceito que acima de tudo «é verdadeiro» como foi unanimemente destacado.