Big Game Fishing

big-game-fishing
Cadeira de pesca de Arsénio Cordeiro

Cadeira de pesca de Arsénio Cordeiro

Data de 1913 o primeiro espadarte capturado em alto-mar com cana e carreto, feito conseguido por Wiliam C. Boschen, nas águas de Catalina, Estados Unidos da América. A partir de então, a espécie tornou-se no mais cobiçado troféu por parte dos pescadores desportivos. O gosto pela atividade espalhou-se então pelo mundo.

Em Sesimbra, a prática do Big Game Fishing iniciou-se em 30 de outubro de 1954, por iniciativa de Manuel Frade, através da captura de um exemplar com 153 quilos, tornando-se no primeiro a bater um espadarte no Atlântico europeu. Ao longo dos anos seguintes, este tipo de pesca foi ganhando cada vez mais adeptos, tendo originado a obtenção de diversos recordes nacionais e internacionais.

De entre os seus impulsionadores, importa destacar Arsénio Cordeiro, médico e professor catedrático, que, pelo facto de ter estudado cientificamente a espécie, elevou o potencial da vila junto das principais entidades do Big Game Fishing, e contribuiu para o crescimento do turismo local. Contudo, também a comunidade piscatória local deu um forte contributo para o seu desenvolvimento, nomeadamente os mestres António Vicente, popularmente conhecido por “Guiné”, e José Conceição, o “Zé da Calma”, que conduziram dezenas de vezes os pescadores desportivos ao combate com o “gladiador”.

Tendo florescido ao longo da década de 50 do século XX, a falta de isco, bem como a irregularidade da pesca, fizeram com que a prática do Big Game Fishing nas águas sesimbrenses entrasse progressivamente em declínio. Em 1957, capturaram-se somente dois exemplares.

Andreia Conceição
in Sesimbr’Acontece de março de 2012


Bibliografia

CORDEIRO, A.; LAPA, M.; CORDEIRO, A. R. (1992) – Espadartes de Sesimbra
Câmara Municipal de Sesimbra, Sesimbra.