A Pescada de Sesimbra

pescada-de-sesimbra

Branca e suculenta, a pescada continua a ser um dos peixes mais procurados de Sesimbra. Pode comer-se frita, à posta ou em filetes, mas é cozida com sal e acompanhada com legumes que guarda todo o seu sabor.

Da frota local, apenas o Estrela Divina, embarcação de madeira com 15 metros, construída há 39 anos nos antigos estaleiros navais sesimbrenses, se dedica exclusivamente à sua captura. Utiliza a técnica do palangre de fundo, uma pesca feita com anzóis, que é mais selectiva do que o arrasto e faz com que o peixe chegue à doca em melhores  condições. Consequentemente é mais valorizado do que aquele que é pescado através de outros métodos.

Para capturar este apreciado peixe, que se encontra junto à costa, o Estrela Divina vai quase todos os dias ao mar. Sai do porto por volta das quatro da madrugada, para regressar cerca de 12 horas depois. Normalmente pesca entre as 10 e as 30 milhas, em profundidades que podem variar entre as 100 e as 200 braças. É nestas zonas que se encontram pescadas que chegam a atingir mais de cinco quilos.

Em lota, estes exemplares são, muitas vezes, arrematados a mais de 12 euros por quilo, tal a procura por parte de compradores. Por ser um peixe bastante apreciado muitas vezes é difícil encontrá-lo à venda nos mercados ou nas peixarias locais. Assim, se o quiser apreciar, mais vale encomendá-lo com alguma antecedência.

in Sesimbr’Acontece de setembro de 2009