Aparelho

aparelho

Uma das artes de pesca mais tradicionais de Sesimbra é o aparelho ou espinhel, arte de pesca constituída por um conjunto de cabos e linhas, ou “talas”, como também são designadas em Sesimbra, ao longo das quais são fixados os anzóis com isco para atrair os peixes.

Existe o aparelho de superfície, dirigido especialmente ao espadarte, e o de profundidade, mais destinado a espécies que vivem junto aos fundos. E aqui podemos distinguir as que se encontram nas zonas rochosas junto à costa, como, por exemplo, o robalo e a dourada, assim como as que se encontram em pesqueiros mais distantes e a maiores profundidades entre elas o pargo, cherne, o cantarilho e o imperador, ou até as que se pescam em zonas que podem chegar aos 1200 metros de profundidade, como o peixe-espada preto.

A pesca é feita com o barco em andamento, a fim de largar o aparelho para o fundo, a partir de um ponto até outro, em linha reta ou enviesado.

No início e no fim da arte são colocadas boias de sinalização à superfície, atadas ao cabo que leva a caçada para o fundo com o apoio de pedregulhos, de modo a que fique no local pretendido. Geralmente são presas boias e pedras mais pequenas ao longo do aparelho, o que permite pescar a várias funduras.