Pesca aos Chocos e Lulas

ferrado

A pesca ao choco e à lula é feita com radar e toneira, ou piteira, pequenas peças em chumbo, em formato fusiforme, forradas em plástico ou com linha de algodão. Cada uma tem uma coroa de alfinetes numa extremidade para capturar os cefalópodes e, na ponta oposta, um pequeno orifício para prender a linha, ou “pita”, que se eleva até à mão do pescador, à superfície.

Este tipo de pesca tradicional realiza-se junto à costa, a baixas profundidades, e é feito por um ou dois pescadores a bordo de aiolas, pequenas embarcações típicas de Sesimbra, com um raio de ação limitado.

Ao radar e à toneira juntou-se há alguns anos o “palhaço”, peça de plástico em forma de peixe, ou camarão, forrada a várias cores, e com uma ou duas coroas de alfinetes. Para além de lulas e polvos estes apetrechos também capturam polvo.

Normalmente a pesca à lula é feita sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Já o choco e o polvo podem ser pescados ao longo de todo o dia. O melhor período de pesca de cefalópodes situa-se entre setembro e maio.