Conheça as Artes de Pesca de Sesimbra

xavega

O espinhel, o cerco, a xávega ou aparelho são algumas das artes de pesca praticadas na vila de Sesimbra. Para divulgar estas tradições a Câmara Municipal promove, nos dias 13, 20 e 27 de setembro, às 10.30 horas, no cais da Praia do Ouro, a iniciativa Sesimbra é Peixe – As Artes de Pesca em Sesimbra, animada por pescadores sesimbrenses.

Nesta atividade, os participantes vão poder saber mais sobre os instrumentos ou aparelhos utilizados e a forma de captura de peixe em cada uma das artes utilizadas pelos homens do mar de Sesimbra. No Posto de Turismo, na Fortaleza de Santiago, está disponível um folheto informativo com uma breve explicação e um conjunto de desenhos, que apresenta cada uma das artes utilizadas pelos pescadores locais.

Sesimbra é um dos mais importantes portos de pesca portugueses e o seu peixe é reconhecido pela frescura e sabor únicos, fruto das técnicas artesanais aperfeiçoadas pelos seus homens do mar ao longo de séculos, e de uma geografia privilegiada, na confluência de dois estuários: Tejo e Sado.