Sesimbra é Peixe e Arte na Rua – 5ª Edição

Traineira – A Irreverência do Mar 1

de João Vasco Robalo “MAIO”

maio-tempo1

Projeto

Obra finalizada

Obra finalizada

 Local: Muro na Avenida dos Náufragos

Nota Biográfica

Residente em Cacilhas, está ligado ao graffiti desde 1998. Street artista e Designer Gráfico. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é continuamente inspirado pela cultura folk. Da tela à parede, combina a plasticidade dos pincéis com o aerossol.

Memória Descritiva

O oceano apesar de ser um só corpo tem enumeras personalidades e características. Cientificamente é possível traçar um retrato através de cores e formas que representam o seu estado de espírito em diversos lugares e momentos.

Escafandro – A Irreverência do Mar 2

de João Vasco Robalo “MAIO”

maio-tempo2-hd

Projeto

escafandro

Obra Finalizada

Local: Parede da Escola de Mergulho Haliotis no Porto de Abrigo de Sesimbra

Nota Biográfica

Residente em Cacilhas, está ligado ao graffiti desde 1998. Street artista e Designer Gráfico. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é continuamente inspirado pela cultura folk. Da tela à parede, combina a plasticidade dos pincéis com o aerossol.

Memória Descritiva

O oceano apesar de ser um só corpo tem enumeras personalidades e características. Cientificamente é possível traçar um retrato através de cores e formas que representam o seu estado de espírito em diversos lugares e momentos.


Luta de Espadas

de Teresa Robalo “Ursa”

luta-espadas

Obra finalizada

tania-cardoso

Projeto

Local: Porta da Tasca do Isaías

Nota Biográfica

A desenhar desde sempre e a pintar na rua pela primeira vez aos 15 anos. Educada em Design Gráfico, gosta de observar o mundo e os seus seres.

Procura desenhos que se lêem como frases, brincar com as formas e as palavras, traduzindo pensamentos, sentimentos, até sensações.

 


Se Zimbra Quiser…

Tânia A. Cardoso

se-zimbra-quiser-tania-cardoso-hd

Projeto

Obra finalizada

Obra finalizada

Local: Porta da Garagem do Centro Comercial Avenida

Nota Biográfica: Tânia A. Cardoso (Lisboa, 1985) é Mestre em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como passatempo favorito desenhar nas ruas da cidade e contar as suas histórias. A sua dissertação de mestrado “Crónicas Urbanas: Representação e crítica da cidade nas Histórias em Quadradinhos” foi indicada para o prémio ANPUR 2015 no Brasil e finalista no concurso Future Ideas 2015 nos Países Baixos.

Radicada em Roterdão desde Janeiro de 2015, Tânia trabalha como ilustradora freelance em várias áreas visuais, como a banda desenhada, ilustração e posters  cds, personalização de objetos, ilustração científica e expressiva.

O seu trabalho integrou algumas exposições colectivas em Portugal, no Brasil e nos Países Baixos. Ganhou o concurso Sesimbra é peixe e arte na rua, 2ª edição. 2014, em Portugal, a Worldwide Picture Book Illustration Competion 2015, nos Países Baixos e Melhor Arte, Melhor Legendagem e Balonagem nos prémios de BD- H-alt 2017. Atualmente  cria  BDs e apaixona-se por ilustração infantil.

Memória Descritiva

Este projeto foi inspirado nas lendas das Casas de Zimbra e no nascimento da cidade de Sesimbra. A ilustração mostra a colina do Castelo suportada pelos homens e mulheres sesimbrenses enaltecendo a força da união das pessoas para a construção e desenvolvimento de uma cidade. Se virada ao contrário a ilustração é ao mesmo tempo um barco de pescadores que leva na sua rede a cidade (gentes e arquitectura).

Será desenvolvido em fundo branco, principalmente a linha de tinta preta e algumas cores primárias nomeadamente o azul para a rede e mar, amarelo, vermelho e verde na embarcação e também enaltecendo alguns personagens.


Fascínio Subaquático

Luís Baldini e André Pereira

Local: Largo da Rua Basílio Teles

andre-luis-fascinio-subaqua

Projeto

 

Obra finalizada

Obra finalizada

 

fascinio-subaquatico1

Obra finalizada

Nota Biográfica de André Pereira

Desde cedo revelou uma enorme paixão pela arte em todas as suas formas; sempre deu grande importância à criatividade e mestria na execução, que desenvolveu quando frequentou a escola artística Antonio Arroio. Atualmente, além das pinturas, trabalha também como modelo e ator. No meio artístico especializou-se em street art, graffiti e ilustração e é conhecido pelo nome de Acer; conta já com vários trabalhos elaborados e reconhecidos tanto a nível nacional como internacional, colaborando com grandes artistas cujo nome tem um forte impacto por todo o mundo.  Um artista jovem que ainda tem muito para mostrar no mundo das artes.

Nota Biográfica Luís Baldini

Nascido a 17 de outubro de 1978, natural de Leiria, revelou desde a infância o gosto pelo desenho. O gosto por filmes, séries televisivas de animação ou de ficção científica e especialmente das bandas desenhadas dos idos anos 80 foram sem dúvida e grande influência que fez com que desde tenra idade começa-se a rabiscar em tudo o que era cadernos, guardanapos de restaurantes, folhas, livros, etc.

O seu percurso artístico começa a desenvolver-se mais quando viaja para moçambique nos anos 90, vivendo grande parte da sua adolescência nesse país, subsequentemente acabando por ter o seu primeiro emprego na agência de publicidade mais prestigiada do país na posição de art director Júnior.

Durante as suas viagens de férias a Portugal, começou a ter interesse pelas pinturas que via nas paredes da margem sul, e Lisboa, feitos então pelas crews da altura, crews essas que foram as pioneiras do graffiti em Portugal. Foi numa dessas vindas a Portugal, nomeadamente em 98, que começou a pintar com a crew MDK, uma crew originária do seu bairro da Margem Sul: Arrentela. Nessa altura adotou o tag de “frAme01”, uma personagem de BD de sua autoria, mas que nunca foi publicada.

Em 99 decide regressar a Portugal, ingressando na vida académica e frequenta o curso de Ciências da Comunicação e da Cultura na Universidade Lusófona de Lisboa. Foi a partir dessa altura em que realmente intensificou o seu percurso no graffiti, com as suas crews (MDK, Clann), participando em vários eventos locais e internacionais onde se destacou pelo seu estilo caracterizado pelas suas temáticas e técnica.

Actualmente continua ligado ao graffiti e ao fenómeno da “street art”, colaborando com vários artistas esta nova era. Profissionalmente trabalha como tatuador e ilustrador em regime de freelancer para clientes internacionais.

O tag “frAme01” continua até hoje.

 Memória descritiva

O projeto tem como temática e fascínio e mistério que o fundo do mar suscita ao ser humano desde tempos imemoráveis. Nomeadamente, a costa da Arrábida, desde o Cabo Espichel até Setúbal, é uma zona repleta de história, desde a ocupação moura, até os dias de hoje.

Uma costa repleta de história: muito antes do homem caminhar na terra, esta área tem provas de que em tempos pré históricos, já era rica em fauna e flora e como prova disso temos as pegadas fossilizadas de dinossauros em certos pontos da zona do cabo Espichel. A quem é que o mar não fascina?

Os oceanos são vida, força da natureza quase considerado um ser com vontade própria por muitos, é algo que se deve cuidar, é, muito importante respeitar. O mar traz, e o mar tira, Lição essa que é constantemente aprendida  no nosso quotidiano.

O projecto consiste em duas imagens principais assentes num fundo representado por uma imagem subaquática. As duas imagens principais consistem na fórmula do graffiti tradicional: Lettering, neste caso uma peça em 3D, e imagem representativa. Neste caso uma figura feminina que se vais envolver com o lettering. A imagem terá como cores predominantes, verdes, azuis, preto, branco e cinzas.


Cardume

Ricardo Delaunay “SKRAN” e outros

skran-cardume

Projeto

 

cardume

Obra finalizada

Local: Túnel da Rua Basílio Teles

Nota Biográfica: Artista plástico a.k.a Skran. Interage visualmente no espaço urbano desde 2003 através de graffiti e stencil.

Memória descritiva

Os cardumes de peixes viajam no mar à procura de novas aventuras. Também Sesimbra recebe muitos turistas, sedentos de novas experiências. E o mar é uma grande aventura, sempre com algo de novo para descobrir.