Sardinhas, Peixes & Mariscos no Átrio da Biblioteca Municipal

exposicao-bordalo-pinheiro

Pargo, robalo, carapau e percebes são algumas das espécies representadas na exposição de cerâmica Sardinhas, Peixes & Mariscos by Bordallo Pinheiro, que está patente ao público, no Átrio da Biblioteca Municipal, até 15 de julho. Nesta exposição apresentam-se cerca de 50 sardinhas, 20 peixes e mariscos e 20 peças de louça de mesa, da coleção Peixes.

Raphael Bordallo Pinheiro produziu, durante uma fase criativa profundamente naturalista, uma grande variedade de peixes e mariscos em cerâmica de grande riqueza escultural e com incrível rigor na paleta e aplicação das cores.

A mostra, com apoio da Faianças Artísticas Bordallo Pinheiro, pode ser vista de terça a sexta, das 9.30 às 19, e aos sábados, das 10 às 18 horas.

Raphael Bordallo Pinheiro (1846-1905), uma das personalidades mais relevantes da cultura portuguesa de oitocentos, destacou-se nas áreas do desenho humorístico, da caricatura e da cerâmica artística. Desde cedo que manifesta o seu gosto pelas artes, inscrevendo-se no Conservatório e frequentando posteriormente a Academia de Belas Artes, o Curso Superior de Letras e a Escola de Arte Dramática.

Em 1884 inicia a sua produção cerâmica na Fábrica de Faianças nas Caldas, criando peças de grande qualidade técnica, artística e criativa. Também se notabilizou com as figuras populares, das quais podemos destacar o Zé Povinho (representando-o de diversas formas), a Maria da Paciência, a ama das Caldas, o polícia, o padre tomando rapé, o sacristão de incensório nas mãos, entre muitas outras. Durante uma fase criativa marcadamente naturalista, Bordallo Pinheiro produziu uma grande variedade de peixes e mariscos em cerâmica, incluindo sardinhas, enguias, caranguejos, santolas, lagostas, bacalhaus e bivalves. A fauna e a flora da região misturam-se, de forma exuberante, em peças como jarros, terrinas ou travessas, as quais adquirem uma dimensão artística incomparável, tornando a louça das Caldas da Rainha famosa no mundo.

Os seus trabalhos em faiança integraram exposições no Rio de Janeiro e São Paulo, onde apresentou a majestosa jarra Beethoven. A genialidade do seu trabalho foi premiada com medalha de ouro em exposições internacionais em Madrid, Antuérpia, Paris e St. Louis (Estados Unidos). A sua obra mantém uma pertinente atualidade e originalidade, continuando a inspirar sucessivas gerações de criadores.