Conferência Internacional sobre os oceanos está a decorrer em Sesimbra

oceans-past

Mais de cinquenta investigadores, professores e estudantes universitários de vários países estão a acompanhar a 6.ª edição da conferência Oceans Past – Historical Perspectives on the Elements and Dynamics of the Marine Socio-Ecological System, que começou esta manhã e decorre até sexta-feira no Auditório Conde de Ferreira, em Sesimbra.

Na cerimónia de abertura, o vereador José Polido deu as boas-vindas a todos os participantes e destacou a importância do mar na vida de Sesimbra. «Somos uma terra de pescadores com bons profissionais e com o melhor peixe do mundo, por isso desejo que aproveitem ao máximo a vossa estadia em Sesimbra e desfrutem de todas as nossas riquezas naturais e gastronómicas».

O diretor do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e professor catedrático da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, Henrique Cabral, destacou a importância destes encontros. «É fundamental aprendermos com o passado, porque só assim podemos projetar melhor o futuro. Há que retirar lições de cada acontecimento ou situação».

Poul Holm, da Trinity College da Ação Europeia Cost Oceans Past, agradeceu à autarquia a hospitalidade e à organização a escolha de Sesimbra. «Confesso que estava um pouco renitente quando me falaram de Sesimbra e de Portugal para a realização deste encontro, mas reconheço que estava errado e peço desculpa porque fiquei rendido a Sesimbra, às suas gentes e à gastronomia local». «É um lugar único e espero que todos possam voltar como turistas, para desfrutar ao máximo deste sítio pelo qual me apaixonei», concluiu.

A conferência começou com a comunicação de Amélia Polónia, da Universidade do Porto, que apresentou New Perceptions of the Oceans’Past Dynamics.

Na sexta-feira, dia 19, os participantes vão dividir-se em cinco grupos de trabalho para debater as comunicações apresentadas que se debruçam na produção de pescado, povoamentos costeiros, aquacultura, mudança de valores e perceções e o género e o mar.

Fomentar o diálogo entre historiadores, arqueólogos, cientistas sociais e investigadores das ciências marinhas estimulando a colaboração com os gestores das zonas costeiras e oceânicas são os principais objetivos da conferência.