A Lagoa de Albufeira já se encontra aberta ao mar

abertura-lagoa-2017

A Lagoa de Albufeira já se encontra aberta ao mar. Os trabalhos ficaram concluídos no dia 14, sexta-feira santa, mantendo-se a tradição de abrir a Lagoa nesta data e no Equinócio da Primavera. Esta operação, fundamental para assegurar a qualidade das águas interiores e da biodiversidade, implicou a abertura de um canal, feito com recurso a maquinaria pesada, devido ao assoreamento da chamada “boca” da Lagoa, que se agrava de ano para ano.

Apesar de não ser uma responsabilidade da Câmara Municipal, mas sim da Agência Portuguesa de Ambiente (APA), é a autarquia que tem suportado os custos com esta operação nos últimos anos, num valor que chega a atingir os 50 mil euros anuais. Embora já tenha feito vários alertas, tanto para a necessidade urgente de se proceder ao desassoreamento, para que a Lagoa se mantenha aberta entre a primavera e o outono, como para que seja a APA, entidade com competências nesta matéria, a encarregar-se, ou pelo menos, a financiar a operação de abertura, tal como acontece noutros pontos do país, a Câmara Municipal continua sem obter resposta.

Refira-se que em 2016, o município apresentou uma candidatura ao Fundo de Proteção de Recursos Hídricos, a fim de obter apoio financeiro para a abertura e manutenção do canal de ligação ao oceano, entre a primavera e o outono, para os anos de 2016, 2017 e 2018, em relação à qual também não houve qualquer resposta.