Sesimbra assinalou Dia Nacional do Mar

dia-nacional-mar-2016

«Ainda não tinha vindo aqui e para mim foi uma surpresa bastante agradável. Está um trabalho muito bom, que honra a nossa terra e os pescadores», salientou Joaquim Amigo dos Santos, pescador reformado, 77 anos, que começou a vida no mar com apenas 9 anos, durante a visita de antigos pescadores ao Museu Marítimo de Sesimbra, que decorreu no âmbito das comemorações do Dia Nacional do Mar, 16 de novembro.

João Martins da Cruz, 78 anos, também se mostrou surpreendido pelo que viu. «Todos os sesimbrenses deviam vir ao Museu, porque está muito bem conseguido. Fez-me viajar no tempo, recordar momentos que estavam gravados na minha memória, e até fiquei a saber muitas coisas que desconhecia», afirmou.

Para além desta iniciativa, Sesimbra assinalou esta importante data com a iniciativa Um Milhão de Cavalas num Só Mar, uma mostra de cerca de três mil cavalas de papel, decoradas por crianças do pré-escolar e 1º ciclo do concelho, que ficarão expostas na entrada da Fortaleza até dia 27 de novembro, um show cooking com peixe de Sesimbra, o lançamento do livro A Viagem do Mexilhão da Arrábida ou Como para Viajar Basta Existir, vencedor do prémio científico Sesimbra, atividades lúdicas para os mais novos e uma apresentação de programas de apoio previstos no programa Mar 2020 – Programa para o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP).

Este encontro, que decorreu no Auditório Conde de Ferreira, reuniu autarcas, pescadores, empresários, investigadores e representantes de diversas entidades ligadas aos assuntos do mar.

«Escolhemos este dia para darmos a conhecer os apoios do Portugal 2020, que tem um conjunto de medidas que podem contribuir para o desenvolvimento das atividades ligadas ao mar», sublinhou o vereador José Polido. Lacerda da Fonseca, da DRAPLVT, referiu que o programa contém vários eixos que apoiam as pescas, a aquacultura e a comercialização e transformação, e que têm como grandes objetivos aumentar o emprego e a coesão.Cabem aqui os investimentos a bordo, aquisição de equipamentos e artes de pesca, de barcos para novos pescadores, projetos relacionados com a inovação e conhecimento e investimentos em portos de pesca, aquacultura, ou em armazenamento de pescado.

As comemorações do Dia Nacional do Mar foram organizadas pela Câmara Municipal de Sesimbra com apoio da Docapesca e Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo.