Lançamento do livro A Viagem do Mexilhão da Arrábida e Como Para Viajar Basta Existir

premio-cientifico-2015

O Lançamento do livro A Viagem do Mexilhão da Arrábida e Como Para Viajar Basta Existir, vencedor do Prémio Científico Sesimbra 2015, realizou-se no dia 19 de novembro, na Fortaleza de Santiago.

A cerimónia contou com a presença da vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa, Rui Albuquerque, um dos sete autores da publicação, Emanuel Gonçalves, professor universitário e representante do júri, e Aleixo Terra da Motta, membro do Turifórum, parceiro na organização da iniciativa.

Editado pela Câmara Municipal, o livro, da autoria de Inês Gomes, Rui Albuquerque, Laura Peteiro, Rita Nolasco, Jesús Dubert, Stephen Swearer e Henrique Queiroga, procurou mostrar até onde viajam as larvas do mexilhão que nascem na costa da Arrábida.

«Os mexilhões que estudámos em Cascais nasceram quase todos nesta região, o que significa que percorreram cerca de 20 a 40 quilómetros desde a sua rocha natal até à rocha onde se fixaram, cresceram e se reproduziram», afirmou Rui Albuquerque.

Para além da edição do trabalho em livro, o grupo vencedor da 6.ª edição do concurso recebeu um cheque no valor de 2 mil euros. Emanuel Gonçalves referiu que a investigação vencedora «se destacou pelo seu rigor científico e pela forma como estava acessível ao grande público». Segundo a vice-presidente da autarquia, «é muito gratificante saber que os jovens investigadores se interessam por Sesimbra e é um enorme privilégio acolher o seu trabalho». Aleixo Terra da Motta exprimiu «uma enorme satisfação por Sesimbra continuar a ser objeto de estudos científicos nas suas múltiplas vertentes.

O livro, A Viagem do Mexilhão da Arrábida e Como Para Viajar Basta Existir, está disponível para consulta e venda na Biblioteca Municipal, pelo valor de 5 euros.