Câmara Municipal reage a alterações na APSS

[bscolumns class=”one_third”]cms-reage-apss-lisboa[/bscolumns][bscolumns class=”one_half_last”]

Autarquia teme que centralização da administração da APSS possa prejudicar Sesimbra, e pede que avancem medidas urgentes para melhorar o funcionamento do Porto, sobretudo o novo acesso. A inclusão de um representante dos municípios na administração, reivindicação antiga de Sesimbra, consagrada nesta alteração, é um aspeto bastante positivo.

A Câmara Municipal de Sesimbra está a acompanhar com toda a atenção a decisão do Governo de criar um conselho de administração comum para os portos de Lisboa, Setúbal e Sesimbra, e a avaliar o impacto que esta alteração poderá ter na pesca e no turismo do município. Lembre-se que o Porto de Sesimbra é o mais importante do país em volume de pescado e o segundo mais importante em termos de valor em lota, a seguir a Peniche, o que demonstra a relevância económica, social e histórica que a pesca tem para o município.

Para além da atividade pesqueira, Sesimbra é um destino turístico de eleição e tem no mar, no peixe e nas tradições ligadas à pesca as suas grandes “mais-valias”. O Porto de Abrigo é elemento determinante em toda a sua estratégia de desenvolvimento e tem atualmente um movimento considerável relacionado com atividades marítimo-turísticas, de onde se destacam a náutica de recreio e o mergulho, contexto que se espera que tenha sido tomado em consideração nesta proposta da tutela.

A Câmara Municipal espera que em breve sejam dados sinais de que a mudança não representa qualquer afastamento, desvalorização ou esquecimento do Porto de Sesimbra, através, por exemplo, da concretização de investimentos essenciais ao seu desenvolvimento como a construção de um novo acesso, cujo traçado já está aberto há vários anos e para o qual a autarquia entregou recentemente à Ministra do Mar um projeto que reduz substancialmente os custos em relação a propostas anteriores.

Daquilo que foi dado a conhecer do documento regista-se, pela negativa, o afastamento de um centro de decisão da região, o que gera preocupação e, pela positiva, a entrada de um representante das autarquias para o novo conselho de administração, uma reivindicação antiga de Sesimbra que agora é satisfeita.

A Câmara Municipal de Sesimbra vai convocar uma reunião do Conselho Municipal das Pescas, órgão consultivo que reúne a autarquia e todas as entidades ligadas ao setor, para que o assunto seja analisado em conjunto, e de forma mais detalhada.[/bscolumns][bscolumns class=”clear”][/bscolumns]