Ministra do Mar visitou Porto de Sesimbra

Visita-ministra_2_1_750_2500

A Ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, deslocou-se, no dia 13 de janeiro, ao Porto de Abrigo de Sesimbra, numa visita de trabalho, na companhia do Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e do Diretor-geral dos Assuntos Marítimos e das Pescas da União Europeia, João Aguiar Machado, com o objetivo de dar a conhecer ao representante das pescas na UE, a vitalidade do sector.

A comitiva, que integrou responsáveis pela Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), Docapesca, autoridade marítima, Associação de Armadores de Pesca do Centro e Sul (AAPCS), e os presidentes da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de Sesimbra, percorreu as instalações da APSS, lota da Docapesca e ArtesanalPesca, tendo ficado a par de projetos concretizados nos últimos anos pelas várias entidades, os quais foram elogiados por Ana Paula Vitorino.

«Estes investimentos mostram bem a capacidade de trabalho, o esforço de modernização e a aposta no desenvolvimento do setor», sublinhou a titular na pasta do mar, que classificou Sesimbra como um bom exemplo na área das pescas, «porque tem sabido conciliar a tradição da pesca artesanal com a sustentabilidade dos recursos».

A Ministra revelou ainda que o Governo pretende implementar no currículo escolar um programa de literacia oceânica, e que vai reforçar a verba na investigação, para que as decisões sobre as quotas pesqueiras sejam tomadas com maior consistência, especialmente no que diz respeito à sardinha.
Esta opinião foi corroborada por João Aguiar Machado, que considerou «fundamental manter o equilíbrio entre as necessidades do setor e os recursos».

Durante a visita os responsáveis pelo setor das pescas ficaram ainda por dentro de alguns projetos dinamizados pela Câmara Municipal de Sesimbra na preservação da identidade local, muito associada ao mar. «A pesca tem uma grande importância na economia do concelho, e nesse âmbito, Sesimbra tem vindo a desenvolver diversas medidas com vista à preservação da identidade marítima, de que são exemplo a requalificação do mercado do peixe, a instalação do Museu Marítimo na Fortaleza de Santiago, e a campanha Sesimbra é Peixe», afirmou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Augusto Pólvora.

O autarca expressou ainda a apreensão da comunidade piscatória em relação a diversas matérias, e entregou à ministra um documento no qual o município se mostra preocupado pelo facto da Variante ao Porto de Sesimbra continuar a “marcar passo”, apesar de ter sido inscrita no conjunto das Infraestruturas de Elevado Valor Acrescentado, aprovado pelo anterior Governo, sustentando que tal decisão ignora o peso do Porto de Sesimbra no contexto nacional e regional.