Cabaz do Peixe recebe Menção Honrosa

cantarilho_1_750_2500

O Cabaz do Peixe de Sesimbra recebeu uma Menção Honrosa na 4ª edição do Prémio Nacional Agricultura 2015, uma iniciativa do Banco BPI e do Grupo Cofina, com apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, que distingue projetos nas áreas da agricultura e agro-indústria, pescas e aquacultura, e florestas e pecuária.

O prémio foi entregue no dia 20 de janeiro, em Lisboa, numa cerimónia onde também foram reconhecidas outras iniciativas de todo o país.

Apresentado em julho de 2015, o Cabaz do Peixe aposta na comercialização direta entre pescador e consumidor, contribuindo para valorizar o pescado maioritariamente capturado por pequenas embarcações de pesca artesanal de Sesimbra. Atualmente o Cabaz é distribuído na Moagem de Sampaio, Quinta do Conde, Palmela e, mais recentemente na Arrentela, concelho do Seixal.

O projeto é desenvolvido pela Associação de Armadores de Pesca Artesanal do Centro Sul, com o apoio do Programa Operacional Pesca, e tem como parceiros a Câmara Municipal de Sesimbra, Docapesca, Mútua dos Pescadores, Associação para o Desenvolvimento Rural da Península de Setúbal e Liga para a Proteção da Natureza.