Secretário de Estado na apresentação da Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto

Pelo 10.º ano consecutivo, a Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com a ArtesanalPesca, promoveu uma Semana Gastronómica dedicada ao Peixe-espada Preto de Sesimbra, uma das espécies mais importantes para a frota local, que em 2014 atingiu o valor mais alto em lota, com 6 milhões de euros.

A apresentação do evento contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Manuel Pinto de Abreu, que elogiou o trabalho desenvolvido pela Artesanalpesca na valorização do pescado, e prometeu analisar os receios da comunidade sesimbrense, motivados pelas restrições que têm sido impostas à atividade com toda a atenção.

As mesmas preocupações foram manifestadas igualmente pelo presidente da autarquia, Augusto Pólvora, que solicitou ao Secretário de Estado uma maior atenção para com os pescadores e a pesca. O autarca sublinhou ainda que o Peixe-espada Preto «é a espécie com mais peso na lota de Sesimbra», o que nos levou a autarquia a criar o certame, há uma década, sem esquecer o papel da ArtesanalPesca, parceiro determinante para se conseguir um acréscimo de qualidade e valor no pescado.

Por sua vez, o diretor da ArtesanalPesca, Manuel José Pólvora, mostrou apreensão em relação às diretivas da União Europeia que, declarou, que poderão estar a comprometer os investimentos que feitos pela Cooperativa ao longo dos anos.

A apresentação incluiu a exibição de um vídeo promocional sobre a ArtesanalPesca, que retrata o trabalho desenvolvido pela empresa, e uma visita à exposição de fotografia de grande formato Vidas com Sal, que está patente na marginal de Sesimbra e na Fortaleza de Santiago.

A Semana Gastronómica reuniu 24 restaurantes do concelho, que voltaram a surpreender o público com pratos bastante variados. Peixe-espada Preto à Lagareiro, Preguinho de Peixe-espada Preto ou Filete de Peixe-espada Preto Marinado em Manjericão e Lima foram algumas das receitas apresentadas pelos chefes sesimbrenses. A complementar os pratos, os restaurantes sugeriram também um vinho da região, em resultado da parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.