Lota de Sesimbra manteve o primeiro lugar a nível nacional em 2014

lota-sesimbra

A lota de Sesimbra voltou a confirmar-se como uma das mais importantes do país, ao obter o primeiro lugar no total descarregado de pescado em 2014, com aproximadamente 17,6 mil toneladas, e o segundo lugar em valor, com 22,2 milhões de euros, segundo informações fornecidas pela DocaPesca. Relativamente a 2013 verifica-se uma redução na ordem das três mil toneladas, e menos 800 mil euros. Estes resultados devem-se, em parte, às restrições impostas à pesca da sardinha, habitualmente uma das espécies mais capturadas pela frota local.

Por espécies, as mais capturadas foram a cavala, com 49,5 por cento, seguida do carapau, com 12,5, o peixe-espada preto, com 12,3, a sardinha, com 9,8 e o polvo, com 3,4. Em conjunto, representam mais de 87,5 por cento do total de capturas, o que reflete bem a sua importância na economia local.

Em valor, as que mais contribuíram foram o peixe-espada preto, com 6 milhões de euros, seguido da sardinha e do polvo, ambos com 3 milhões. A cavala, com 1,8 milhões, e o carapau, com 1,3, completam a lista das cinco primeiras.

Tal como nos anos anteriores o desempenho da lota de Sesimbra foi determinante para o primeiro lugar da delegação Centro Sul, em quantidades, com 29,5 mil toneladas, e o segundo em valor, com 46 milhões de euros. Comparativamente a 2013 verificou-se um aumento de 900 mil euros.

No que respeita às vendas, Sesimbra só foi superada por Peniche, que embora tenha capturado menos sete toneladas, alcançou o maior valor de vendas, com 27,9 milhões.

A Delegação Sul foi a que obteve o maior valor de vendas, com 49,7 milhões de euros. Em quantidade obteve o segundo lugar, com 20,5 mil toneladas.