semana-espadarte-2014

Restaurante e Ementas

A Semana Gastronómica do Espadarte realiza-se de 12 a 21 de setembro. Considerado há muito um símbolo de Sesimbra, o Espadarte cedo se tornou uma referência na gastronomia local.

Primeiro, nos lares e nas “lojas de companha”, ou armazéns dos pescadores, onde eram frequentes as “caldeiras”, termo que designava os almoços em grupo.

Depois, a sua variada utilização na cozinha levou-o a integrar as ementas dos restaurantes, acompanhando o forte impulso turístico proporcionado pelo desenvolvimento da pesca desportiva a partir dos anos 50 do século XX.

Atualmente, a juntar às receitas mais tradicionais, como o espadarte grelhado ou de cebolada, com azeite, alho e louro, os apreciadores têm à sua disposição outras opções mais ou menos elaboradas, mas que preservam o sabor que o torna tão especial.

Para divulgar o Espadarte e a sua ligação à vila, a Câmara Municipal lançou em 2007 a semana gastronómica dedicada a esta espécie. Em setembro, tal como tem acontecido nos últimos sete anos, o Espadarte volta a ter atenção especial nas ementas dos restaurantes do concelho.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com a Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Sesimbra, a Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação de Sesimbra, a Junta de Freguesia de Santiago e a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.