Regata de Aiolas

regata-aiolas

Em 1940, depois de uma reportagem publicada no jornal O Século, que divulgou as regatas sesimbrenses por todo o país, seis barcas das armações de Sesimbra foram convidadas a participar na Tarde Náutica Infante D. Henrique, que fazia parte das Comemorações Centenárias. As barcas foram rebocadas até ao Rio Tejo por uma barco a vapor.

Apesar de remarem contra a maré, os pescadores sesimbrenses mostraram um grande desempenho, arrecadando a barca Cova de Sesimbra o primeiro lugar. Impressionado com a mestria dos homens da pequena vila piscatória, o embaixador inglês, presente no evento, disponibilizou-se para patrocinar a continuidade das regatas, oferendo anualmente uma taça.

A promessa foi cumprida, e no dia 21 de Setembro de 1941 realizou-se a primeira prova na baía de Sesimbra, organizada por várias entidades, entre elas o Clube Naval de Sesimbra. A disputa era sempre bastante renhida e juntava centenas de pessoas a assistir. Com o passar dos anos, as regatas com as barcas das armações e os botes à vela e a remos foram desaparecendo, tal como as características regatas de selhas com os moços pescadores, restando apenas as típicas aiolas. A regata deixou também de se fazer exclusivamente com pescadores, que deram lugar a jovens e adeptos da tradição.

in Sesimbr’Acontece de setembro de 2008